Vigilância Sanitária encontra focos do mosquito Aedes aegypti no Município

A Prefeitura de Lindolfo Collor, por meio da Vigilância Sanitária, identificou larvas do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, no Município. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Alexandre Scherer, foram encontrados focos em três bairros no município, sendo eles: Centro, Capivarinha e Lot. Feldmann. De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária, Sirleine Lazarin, as larvas do vetor da doença foram encontradas em armadilhas que são fiscalizadas semanalmente. “Depois de identificados, num raio de 300 metros do local, foi iniciado o processo de Delimitação de Foco (DF), onde as agentes de saúde realizarão visitas pelas residências da localidade”, explica.

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. A dengue é uma doença causada pelo mosquito. Os sintomas da dengue são mais diversos, podendo ter dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores das articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. Não há tratamento ou prevenção específica para a doença. O alívio dos sintomas é feito por meio de medicamentos como analgésicos e antitérmicos, além de muita hidratação, conforme orientação médica.

A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração da comunidade para que recebam as Agentes Comunitárias de Saúde em suas residências, e que não deixem a água parada em vasos de plantas, pneus, latinhas, entre outros. Ajude a eliminar os focos! #MOSQUITONÃO