História

Em 26 de março de 1992, após muito lutar por melhores condições de vida para as suas famílias, a pequena comunidade de Picada Capivara conquistou sua emancipação e fundou o Município de Lindolfo Collor, criado pela Lei 9.630 de 24 de março de 1992.

Inicialmente Picada Capivara fazia parte de Sant’Anna do Rio dos Sinos (hoje Capela de Santana), então terceiro distrito de São Leopoldo. Com a criação do distrito de Bom Jardim, em 4 de novembro de 1867 (hoje Ivoti), passou a pertencer a esse distrito durante mais de seis décadas. Segundo os moradores mais antigos, havia na região grande número de capivaras, na época da colonização, o que teria motivado o nome da localidade "Picada Capivara".

Ao emancipar-se, a comunidade de Picada Capivara adotou novo topônimo para homenagear um ilustre conterrâneo, o Leopoldense, Ministro do Trabalho de Getúlio Vargas e responsável pela introdução das Leis Trabalhistas no Brasil nos anos 30, Lindolfo Collor. Localizado a 55 Km da Capital, Porto Alegre, Lindolfo Collor esta situado em uma região considerada berço da colonização alemã no Estado, por seus notórios vestígios arquitetônicos.

Apesar de Lindolfo Collor, ser o 3° menor município em extensão territorial do Rio Grande do Sul, com uma área de aproximadamente 32 quilômetros quadrados, é considerado o maior produtor mundial de tapetes de couro. A indústria de produção de tapetes gera centenas de empregos diretos e indiretos, produzindo aproximadamente 4 mil couros por dia, sendo 30% para o mercado interno e 70% é exportado para países como Estados Unidos, China, Tailândia, República Tcheca, Polônia, além de outros países da Comunidade Européia. Da mesma forma, a produção de tapetes e artefatos em couro tornou-se uma das principais fontes de renda de artesãos e empresários do município. Diante desse fato, em 2011, pelo projeto de Lei n° 319 do Deputado Giovane Feltes, passou a ser denominada “Capital dos Tapetes de Couro”.

O Município de Lindolfo Collor tem em sua história os seguintes Prefeitos:

Arnaldo Kney por um mandato, Alceu Ricardo Heinle por quatro mandatos, Jose Darci Habitzeruter por um mandato e atualmente Wiliam Winck que iniciou seu mandato este ano. Atualmente possui uma População de 5.719 habitantes (IBGE 2016).